segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os Franceses

Os Franceses são tão incríveis que mesmo com antiga rixa com os ingleses estes sempre copiaram as modas lançadas pelos que fazem biquinho. Desde o salto alto até a guilhotina. Desde o brioche até a revolução.
Foucault, Godard, Edith Piaf, Napoleão, Voltaire, Joana Darc, a lista é infinita.
Os eventos são tão fascinantes quanto as pessoas que os realizaram, a já citada Revolução Francesa exportada até para as Américas. Guerra dos Cem Anos, Maio de 68, os partisansa franceses que lutaram feito loucos na Segunda Guerra Mundial. Em 1895 os irmãos Lumière fizeram a exibição de cinema, a primeira da história.
A Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos colegas maçons norte-americanos, Maçonaria esta que de certo modo foi criada na frança.
França que tem os melhores perfumes, os escritores mais depressivos, as putas mais famosas e os fumantes mais apaixonados, lindos museus, cemitérios, catacumbas e cafés.
Terra dos dedos dos arqueiros desaforados, das tetas de Madame de Montespan, da orelha de Van Gogh e da cabeça de Luis XVI.
França me soa como algo diferente, um país onde o tempo passa de outra  maneira, com hábitos estranhamente familiares, um país cuja cultura simplesmente entra e fica a vontade em qualquer lugar.
Tem problemas socias evidentes, mas como se fosse uma roupa íntima puída. É um lugar onde o sagrado e o profano andam de mãos dadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário