terça-feira, 1 de março de 2011

Facas, porradas e vingança




Gosto muito de filmes de todos os tipos. Nos últimos tempos tenho assistido uma grande quantidade de filmes de ação e de faroeste. Este segundo gênero, passei a conhecer mais a fundo nos últimos meses. Quero então apresentar dois que mais me chamaram a atenção.

Caçado:
Aaron Hallam (Benicio Del Toro) é um
perigoso assassino, que mata suas vítimas de um modo peculiar: ele perseguia caçadores de cervos como se fosse um esporte, em uma floresta de Portland. Após muita procura, Hallam é enfim capturado pelo agente do FBI L.T. Bonham (Tommy Lee Jones) e levado para a cidade. Porém, lá Hallam consegue escapar e passa a usar o caos urbano para se esconder e não ser novamente capturado. Para reencontrá-lo o agente Bonham precisará da ajuda de outra agente do FBI, Abby Durrell (Connie Nielsen), sendo que ambos precisam encontrar Hallam antes que ele recomece sua caçada, agora na cidade.

Parece ser mais um filme sem conteúdo, mas na verdade não é no elenco estão dois ganhadores do Oscar, mas mais do que isso. A crítica trazida no roteiro é fantástica; o personagem de Del Toro é um ex militar lunático que lutou de mais e não pode parar de matar.
È interessante essa crítica porque o governo americano cria esse tipo de soldado todos os dias, e os usa para lutar suas guerras sem sentido.
O filme é bem dirigido, ocorre de maneira fluida. Tem boas cenas de lutas com belas facas. As interpretações são dignas de dois grandes atores.

À Procura da Vingança:
Coronel Carver (Liam Neeson) persegue um homem que é simplesmente chamado de Gideon, logo após o fim da Guerra Civil Americana. O motivo é descoberto apenas no final do filme. A paisagem varia das montanhas nevadas até o deserto.
É um filme solitário e de poucas palavras, mas ao mesmo tempo é um thriller empolgante. Este se tornou um dos meus filmes porque tem a ver com honra e também por sua ambigüidade. As atuações são fantásticas. Dois atores veteranos em combate. Dois homens brutos. Um final imprevisível.

Ambos os filmes apresentam grandes atores, histórias em que a sobrevivência depende unicamente da sua habilidade. Filmes onde a brutalidade e grandes facas roubam a cena.
Estes dois filmes valem a pena pra quem gosta de lutas e sangue são o que eu chamo de filmes pra homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário