quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eu e o samba
























Sem fui e continuo sendo muito chato para música, porém hoje sou capaz de ouvir e gostar de músicas que há dez anos não imaginei que gostaria um dia. Mas a idade me faz, perceber beleza e qualidade em coisas por assim dizer diferentes.
Nunca gostei de pagode, por exemplo, e continuo não gostando, mas de uns tempos para cá gastei um tempo para ouvir música brasileira mais antiga. Passei ouvir mais música caipira que já gostava e principalmente samba que é o foco deste texto.
Recebi dois álbuns de samba de raiz, ambos de canções compostas por Cartola grande mestre do samba. Em um deles ele canta apenas músicas sobre o Morro da Mangueira e sobre a escola de mesmo nome, que dedicou a vida, o outro é Ney Matogrosso cantando Cartola, mas quem tem me feito parecer um gringo no samba foram dois grandes sambistas, um deles é um tipo de “rocker” do começo do século XX, Noel Rosa, que morreu de tanto beber e não saia dos bordéis, o outro é Adorian Barbosa, que encontrei por puro acaso. Música onde ele canta com a grande Elis Regina, é a minha favorita.
O samba é uma expressão tão brasileira e muitas vezes a gente não presta atenção nele, porque é popular, porque é de pobre, porque concluímos que não tem qualidade ou inventamos qualquer outro motivo. Então penso agora que é bem legal a gente dá uma chance pra esses caras. E aí? Vamo fazê uma rodinha de samba?


Allan Giovanni da Silva.





Um comentário:

  1. Lúcia Helena Cunha de Oliveira18 de agosto de 2011 às 21:12

    Lendo o comentário do Allan , acima, sentí vontade de escrever também. Passei meu dia ouvindo Caetanos Veloso e agora ouço o Lenine cantando "Todas Elas Juntas Num Só Ser", linda!!
    Ouví ainda "Trem das 11" Adoniran Barbosa, em um lindo Concerto Sinfõnico da Banda do 23 BI da Cidade de Blumenau, em homenagem ao Dia do Soldado. Entre muitas músicas que executaram, o "Samba do Arnesto" provocou grade reação no público que alí se encontrava... então, que saia a roda de samba..

    ResponderExcluir