quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sem Medo da Vaidade


A vaidade é notoriamente conhecida como negativa desde a Idade Média, porém nunca deixou de fazer parte do cotidiano de reis e príncipes. Ela está em todos, em mim ela se manifesta no âmbito da intelectual e profissional. Não acho de maneira nenhuma que seja pecado ou um desvio de caráter, pelo contrário, acho que se você tem qualidades reconhecidas pelas pessoas, é motivo de orgulho, sinal de que você está no caminho certo. A falsa modéstia, porém, acho algo deplorável, me soa falso, mas no outro lado da moeda temos o orgulho excessivo que pode te afogar como fez a Narciso.

A vaidade estava nas pernas de Marylin, na coroação de Napoleão, no intelecto de Einstein. Na criação de Deus e na criação dos homens.

Nunca se esqueça de onde você veio, de quem são seus antepassados, onde é sua terra. Tenha orgulho do que você é e não pare de melhorar jamais.


Allan Giovanni da Silva.

2 comentários:

  1. A pintura do Caravaggio do século XVI, retrata Narciso que de tanto admirar sua beleza no reflexo do lago, caiu e morreu afogado.

    ResponderExcluir