segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Gigante Acordou Uma Visão Sobre As Passeatas de 2013


 Talvez ainda seja cedo de mais para se pensar historicamente os eventos desse ano, mas a grosso modo é possível contrapô-lo a outros movimentos de importância no Brasil.
É de conhecimento de todos que a população brasileira está longe de ser politizada, mesmo se compararmos o Brasil com Argentina, por exemplo ainda assim estaremos grande desvantagem.
A massa brasileira não só não participa intensamente de movimentos sociais como os condena com veemência, basta olhar como são tratados movimentos sociais como MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), e também movimentos realizados por centrais sindicais, e partidos de esquerda. O que aconteceu nesses dias me parece mais um delírio coletivo, onde se pretende coisas imediatas que deveriam ter sido fruto de levantes populares desde os anos de 1940, como se um susto tivesse tirado toda uma nação do ostracismo político.
Teria o Brasil inteiro saído da Matrix? Penso que infelizmente não, tivemos uma imensa quantidades de pessoas lutando por coisas variadas, ou apenas quebrando tudo, sem união, sem sentido. Todo mundo legislando em causa própria.
Esse movimento não veio dos pobres, do proletariado ou do campesinato, surge nas universidades e ganha força nas redes sociais. Exigindo desde coisas importantes, como a punição de políticos corruptos até a baixa nos preços de vídeo games importados. Diferente das grandes revoluções do século XX esse pequeno suspiro da sociedade brasileira não tem a legitimidade nem a força da revolta de um grande movimento.
Sancionado por grandes reacionários na TV brasileira esses protestos não tiveram profundidade para mudar os rumos da política, ou a consciência, nem mesmo o caráter do povo brasileiro, que agora se pensa crítico.
                                                                               
                                                                                                                               Allan Giovanni da Silva.
 

Um comentário:

  1. pensei que seria sobre M.L.King xD

    P.S.: Obrigada namorada, por digamos " não ter deixado" eu ir participar de tamanha bobiça e compensando minha teimosia de boca de musse reacionário com séquisso sovagi.

    Conversamos sobre muito de tudo isso do texto ontem enquanto eu preparava o jantar (almôndegas, modafoka!)... e digo novamente: -Tu não falou bobagim não, oh!

    ResponderExcluir