terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dez filmes que você precisa ver


Às vezes as pessoas me perguntam quais são os melhores filmes, como se eu fosse um guru do cinema ou coisa assim. Na verdade conheço um pouquinho de cinema porque passei metade dos anos 80 e todos os anos 90 em frente à TV.
Depois de grande, já na era do DVD aprimorei meu gosto pela sétima arte e claro aprendi muito com meu velho mestre seu Holetz e continuo aprendendo. Bom atendendo aos pedidos, segue na minha modesta opinião os dez melhores filmes que vi até o presente dia. A lista pode mudar, mas hoje é esta.

Forrest Gump; O Contador de histórias de Robert Zemeckis

Cidadão Kane de Orson Welles

O pagador de promessas de Anselmo Duarte

Apocalypse Now de Francis Ford Coppola

Laranja Mecânica de Stanley Kubrick

O bebê de Rosemary de Roman Polanski

Psicose de Alfred Hitchcock

O Clube da Luta de David Fincher

O que é isso companheiro? De Bruno Barreto

O Encouraçado Potenkim de Sergei Eisenstein

Forrest Gump está na lista porque acho que é um filme desenhado, lindamente desenhado. Cidadão Kane coloquei pela genialidade e ousadia de Orson Welles em 1941. O Pagador de Promessas está em minha lista representando dois segmentos; os filmes revolucionários feitos no Brasil na época da ditadura militar e também por ser um registro do Brasil que não sabia para onde estava indo.
Apocalypse Now além de ser um filme lindo em termos de fotografia foi uma loucura pra rodar, ninguém se entendia, o resultado foi perfeito com grandes atuações e uma direção impecável de Coppola, foi a primeira grande crítica à Guerra Vietnã, criando um novo jeito de se fazer cinema.
Laranja Mecânica, eu considero uma cusparada na cara da sociedade americana cristã dos anos 60, película inigualável.
O Bebê de Rosemary, é fascinante por causar medo com pouca coisa e é considerado por Zé do Caixão como o melhor filme de terror de todos os tempos, é de arrepiar, Mia Farrow nunca voltou a atuar tão bem. Psicose; Hitchcock nunca fez um filme se quer que fosse ruim e este é o melhor, com a trilha e o assassinato no chuveiro eternizou Norman Bates como um grande personagem de suspense e ainda por cima é em preto e branco.
Clube da luta é um filme que te deixa com nojo de sua vida da sociedade e dá vontade de sair na rua dando porrada em todo mundo depois de ver. Quando achava que não era mais possível revolucionar o cinema eis que surge este filme.
O que é isso companheiro? Um filme humano, revolucionário e verdadeiro, uma obra-prima que não se via há muito no cinema nacional. Finalmente o Encouraçado Potenkim, um filme russo de 1925, preto e branco claro, e mudo, mas viceral, com um elenco gigantesco e pronto pra luta. Um filme que enfeitiça!
É evidente que me lembrei de mais uns dez enquanto escrevia esta lista, mas por hoje é só esta. Obrigado e até outra vez.

2 comentários:

  1. Na minha lista de cines horroshow, só entra o Gump e o Alex... Na verdade eu nem tenho lista tipo TOP TEN ainda. Mas gosto de todos estes aí citados, não é a toa que são clássicos...

    ResponderExcluir
  2. Bom, destes 10 não vi 5, portanto aguardo convite e companhia.... Bjo amor

    ResponderExcluir