domingo, 29 de maio de 2011

Chaplin



Ele fez a América, sacaneou Hitler, criticou o capitalismo, foi expulso dos E.U.A.
Chaplin da infância miserável em Londres até o Oscar teve uma longa estrada. Foi um homem que fez muitas coisas, mas mais que tudo foi um homem cuja existência foi uma celebração à vida e ao amor.
Charlie dirigia, produzia, estralava e compunha as músicas de seus filmes. Ele foi único porque transformou arte em algo popular, porque fez muito com pouco e ajudou a construir a história do cinema.Porque deixou um legado descomunal.
Não acho que Chaplin seja um homem a frente do seu tempo como é comum dizer. Não, acho que ele foi um cara do século XX, através da arte conseguiu influenciar os caminhos da história, com um bigode uma bengala é um chapéu coco, foi o melhor.
Foi acusado de ser comunista e foi expulso dos Estados Unidos por isso, ficou no exílio e em 1972 foi chamado para receber o Oscar de conjunto da obra.
Chaplin sempre foi inquieto e até revoltado, um esquerdista nato e constantemente falava mal da Academia, tanto que nem mesmo suas obras primas não foram indicadas.
Chaplin, porém sempre foi um fenômeno, amado pelo público, nem tanto pela crítica, que achavam sua comédia primária e exagerada. Chaplin foi contra todas as tendências, fez filmes mudos quando ninguém mais fazia, fez drama com a mesma maestria que fez comédia. O mundo se rendeu ao seu talento. Teve uma grande influência na história do século XX.
Charlie Chaplin trabalhou durante 75 anos e viveu 88. Hoje ele é uma ideia e um símbolo de amor e de esperança.


Allan Giovanni da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário