segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Laden, um cara que deu trabalho!


Desculpe caro leitor o título deplorável deste texto, mas ele vem a calhar.
Era uma terça-feira, onze de setembro de 2001, eu acordei cedo, fui para meu curso de informática, voltei para casa e comecei a trabalhar num estudo sobre Getúlio Vargas, que apresentaria naquela tarde na escola.
Um dia normal na minha adolescência, só não foi para o resto do mundo muito menos para que estava em Nova Iorque naquela manhã movimentada em Manhattan. Saudita pra mim completamente desconhecido até aquele momento entraria para a história do século que acabava de nascer.
Quase três mil pessoas morreram no que foi considerado pelos estadunidenses como o maior ataque terrorista de todos os tempos. Washington também foi atacada, no total quatro aviões foram seqüestrados. O então presidente Bush não sabia o que fazer em curto prazo, porém surgia ali uma oportunidade de ouro para levar a democracia e a guerra ao Afeganistão assim como já se fazia no Iraque. Claro que em troca de seu valioso serviço os americanos cobrariam em petróleo, muito petróleo e por uma terrível coincidência começou uma investida chamada de “Operation Iraq Libertation”, com a sigla OIL, tradução petróleo. Parece piada, mas é verdade, o nome foi mudado mas a coisa só piorou, bombardeios matavam civis todos os dias e a imprensa começou a denunciar os crimes de guerra do governo Bush, a opinião pública começou a se opor às guerras no Oriente Médio, veio mais uma eleição, George Bush concorreu contra ex vice presidente Al Gore, um cara preocupado com questões ambientais. Mas Bush venceu e de maneira muito duvidosa devo dizer. Ainda com protesto e grande parte do mundo se opondo aos assassinatos nessas guerras sem sentido Bush, Condoleezza Rice e o general Colin Powell, continuaram mandando soldados aos montes para o Iraque e para o Afeganistão. Para manter-se na região o governo americano inventou que existiam armas de destruição em massa na região. Pura mentira, uma mentira desesperada e infantil, nada nunca foi achada. Pessoas que eram apontadas como colaboradores da Al-Qaeda eram torturados pela CIA, e presos na cadeia de Guantánamo. Em fim, a qualquer preço a mentira precisava ser mantida.
Voltando um pouco no tempo, chegamos aos anos de 1980, quando a URSS ocupava o Afeganistão e os EUA mandou armamento para que líderes afegãos lutassem contra os comunistas, contribuindo assim para o fim do bloco. O que os americanos não esperavam é que os afegãos se voltariam contra si eles. Culminando nos ataques de onze de setembro. Não acho que as torres gêmeas tenha sido o maior ataque terrorista de todos os tempos. Acho na verdade que eles provocaram e não sofreram o maior deles. No Japão em 1945 com duas bombas atômicas, mas esse é assunto para outro post.
Em 2006 Hussein foi enforcado, em 2008 vi com lágrimas nos olhos Bush partir para o Texas para nunca mais voltar a Washington. Agora parece que finalmente que o ciclo se fecha, Com Bin Laden morto, quem sabe podemos pensar numa situação de menos violência no Oriente Médio em longo prazo. Obama prometeu fechar Guantánamo, retirar tropas americanas de todo o Oriente Médio. Esperamos pelo dia em que cristãos, muçulmanos, judeus, budistas ateus gnósticos, enfim todos possamos viver sem despertar o ódio.

Allan Giovanni da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário