segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Conheça-te a ti mesmo

O autoconhecimento tem grande importância, sabedoria grega já dizia há cerca de dois mil e quinhentos anos atrás, não se tornou ensinamentos de velhos liceus nem está completamente descartado, nos dias atuais, muito pelo contrário, parece-me muito na moda nos dias atuais, acompanhando a tendência da filosofia oriental.
Muito embora eu ache modismos algo um tanto perigoso, por outro lado acho também importantes que as pessoas procurem conhecer a si próprias.
O provérbio diz: “conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo”. Essa proposta é libertadora, pois sugere que os “deuses” estão dentro de cada indivíduo, mas apenas se você decidir ter um deus. O autoconhecimento serve pra que você saiba quem é sozinho, longe de influências externas como família, igreja, partido políticos.
Particularmente, ficar sozinho e pensar no funcionamento da vida e nas coisas do universo é uma prática cistante pra mim, às vezes é doloroso desligar-se de velhos conceitos, porém a vida é algo mutável e a personalidade vai mudando também com a chegada da idade.
Creio que a reflexão nos ajuda a fazer as escolhas mais racionais e apropriadas, inclusive em longo prazo. Então pense, senão alguém acabará pensando por você.

Allan Giovanni da Silva

Um comentário:

  1. “Pensar é uma das tarefas mais árduas que um homem pode realizar, por isso poucos os fazem” Henry Ford, um dos capitalistas mais capitalista que já existiu...

    ResponderExcluir